Cargos da PC SP – O que faz cada cargo da Polícia Civil de São Paulo

Cargos da PC SP – Veja a lista completa com os Cargos da Polícia Civil de São Paulo e se você pode fazer o concurso e entrar no cargo.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário sobre os Cargos da PC SP do concurso atual.

Concursos Abertos da Polícia Civil de São Paulo – Clique Aqui

Apostilas Concurso da Polícia Civil de São Paulo [Apostila PC SP]

Lista de Cargos da PC SP – Nível Superior

Cargos da PC SP – Veja abaixo a lista dos cargos da Polícia Civil do Estado de São Paulo, o que faz cada cargo e o que é necessário para ingressar em alguma dessas áreas.

[Cargos da PC SP Nível Superior]

O que faz o Delegado de Polícia

Dirige delegacias policiais e demais unidades de polícia judiciária, comanda equipes formadas por policiais civis de várias carreiras, registra boletins de ocorrência e preside inquéritos (investigações) policiais.

Quem pode ser Delegado

O requisito para ingresso na carreira é diploma de nível superior em Direito, além de 2 anos de atividade jurídica ou 2 anos de efetivo exercício em outro cargo de natureza policial civil.

A carreira possui 3.443 integrantes (8,5% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo o cargo de Delegado Geral de Polícia.

O que faz o Médico Legista da PC SP

Realiza exames periciais em pessoas vivas ou mortas, colimando determinar se foram vítimas de crime, acidente ou outro infausto.

Quem pode ser Médio Legista

O requisito para ingresso na carreira é diploma de nível superior em Medicina.

A carreira possui 573 integrantes (1,4% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo o cargo de Superintendente da Polícia Técnico-Científica.

O que faz o Perito Criminal

Realiza exames periciais, quando solicitados pelo Delegado de Polícia, em locais de crime ou desastres ou objetos a eles relacionados.

Com o objetivo de determinar o que pode ter ocorrido, emitindo laudo para apreciação no Inquérito Policial.

Quem pode ser Perito Criminal

O requisito para ingresso na carreira é diploma de nível superior em qualquer área, desde que compatível com as atribuições do cargo.

A carreira possui 1.177 integrantes (2,9% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo o cargo de Superintendente da Polícia Técnico-Científica.

O que faz o Investigador de Polícia

Realiza investigações gerais ou especializadas sobre crimes e contravenções penais.

Quem pode ser Investigados de Polícia – PC SP

É a carreira policial com o maior número de integrantes (11.957 ou 29,4% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Investigador de Polícia Chefe.

O requisito para ingresso na carreira é diploma de nível superior em qualquer área.

Uma das carreiras mais importantes da Polícia Civil, já que exerce sua atividade-fim: investigar.

O que faz o Escrivão de Polícia

Como qualquer outro policial civil, registra os boletins de ocorrência, por competência, conduz inquéritos policiais e outros documentos regulares, secretariando Delegados de Polícia.

Quem pode ser Escrivão de Polícia

A carreira possui 8.912 integrantes (21,9% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Escrivão de Polícia Chefe.

O requisito para ingresso na carreira é diploma de nível superior em qualquer área.

Lista de Cargos da PC SP – Nível Médio

Cargos da PC SP para nível médio. Abaixo, disponibilizamos a lista dos cargos de Nível Médio da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Veja também na lista o que faz os Cargos da PC SP e se você pode ser um servidor da PC SP.

O que faz o Agente Policial

Auxilia em investigações e outras funções necessárias ao trabalho policial, na prática realiza todas as tarefas policiais semelhantes ao cargo de Investigador.

Além da condução de viaturas policiais (precisando possuir Carteira Nacional de Habilitação, classe C, D ou E profissional)

Quem pode ser Agente Policial

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 2.938 integrantes (7,2% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

O que faz o Fotógrafo Técnico-Pericial

Fotografa locais de crimes ou desastres, objetos a eles relacionados, vítimas de crimes e criminosos, conforme a necessidade de cada caso.

Quem pode ser Fotógrafo Técnico Pericial

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 724 integrantes (1,8% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

O que faz o Agente de Telecomunicações Policial

O agente de Telecomunicações da Polícia Civil de SP trabalha com os meios eletrônicos de comunicação da Polícia Civil.

Sobretudo rádios e, modernamente, dedica-se também à Informática, em especial à Intranet (parte da Internet exclusiva da Polícia Civil).

Quem pode ser Agente de Telecomunicações Policial

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 2.431 integrantes (6% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

Acesse o Guia do Concurseiro Iniciante e saiba como Passar no seu Concurso Público.

O que faz o Auxiliar de Necrópsia

Prepara a realização de exames em cadáveres e auxilia o Médico Legista.

Quem pode ser Auxiliar de Necrópsia

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 334 integrantes (0,8% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

O que faz o Desenhista Técnico-Pericial

Elabora croquis de locais de crimes ou desastres e objetos a eles relacionados, conforme a necessidade de cada caso, além de elaborar, também, os retratos-falados para identificação de suspeitos.

Quem pode ser Desenhista Técnico-Pericial

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

É a carreira policial com o menor número de integrantes (198 ou 0,5% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

O que faz o Papiloscopista Policial da Polícia Civil de São Paulo

Dedica-se à identificação civil e criminal, através da coleta, classificação, análise e comparação de impressões dígito-papilares e realiza também a comparação técnica de outras impressões papilares.

Quem pode ser Papiloscopista Policial PC SP

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 875 integrantes (2,1% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

Carcereiro Policial (carreira extinta):

Responsável pela guarda de presos sob a custódia da Polícia Civil nas Delegacias e pelos registros pertinentes, em seguida, o preso é mandado para Penitenciaria onde ficará a disposição da Justiça e na guarda dos agentes penitenciários.

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 5.379 integrantes (13,2% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

O que faz o Atendente de Necrotério Policial

Realiza funções genéricas nos necrotérios do Instituto Médico-Legal, podendo remover cadáveres de locais de crimes, desastres ou abandonados.

Quem pode ser Atendente de Necrotério Policial

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 405 integrantes (1% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

O que faz o Auxiliar de Papiloscopista Policial

Conforme o anexo ao Decreto nº 47.788/67, o Auxiliar de Papiloscopista, outrora denominado Datiloscopista, tem as seguintes atribuições:

Tomada de impressões digitais e registro em impressos próprios, bem como de dados qualificativos;

registro em planilhas da qualificação de dados corporais e sinais particulares; tomada de impressões digitais em fichas datiloscópicas para fins de identificação.

Quem pode ser Auxiliar de Papiloscopista Policial

O requisito para ingresso na carreira é certificado de conclusão de ensino médio.

A carreira possui 1.317 integrantes (3,2% do total) e seu ocupante pode ocupar em nível máximo a função de Chefe de Seção ou Equipe.

Observação Cargos da PC SP

Cargos da PC SP – As carreiras de Médico Legista, Perito Criminal, Fotógrafo Técnico-Pericial, Auxiliar de Necrópsia, Desenhista Técnico-Pericial e Atendente de Necrotério Policial são ainda pertencentes ao quadro funcional da Polícia Civil, embora estejam a serviço da Superintendência da Polícia Técnico Científica, órgão pericial desvinculado pela Lei Complementar nº 756/1994.

Concursos Abertos da Polícia Civil de São Paulo – Clique Aqui

Apostilas Concurso da Polícia Civil de São Paulo [Apostila PC SP]

Fonte: Wikipédia

8 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Boa tarde.

    Recebi informações controvérsias sobre o concurso para fotógrafo pericial. Gostaria de saber, afinal, se haverá ou não. Tem alguma informação sobre isso ?

    Obrigado.

  • Boa noite, minha duvida é: posso prestar o concurso para duas areas diferentes exemplo prestar para Escrivao e para Investigador de policia. As provas de cargos diferentes sao feitas no mesmo dia ou dias separados ?.

    • Sim! Pode prestar para quantos cargos você quiser. Geralmente as provas são em datas diferentes. No último concurso de 2013, teve muita gente que passou em vários cargos e depois escolheu qual queria assumir =)

  • Boa tarde!!!
    Primeiro quero agradecer por tudo que vcs fazem por nós!!! E gostaria de saber: tenho algumas tatuagens e é uma delas é no pescoço, será que posso ser desqualificado por isso?

    • Olá Vinicius, tudo bem? Quando fiz a prova da Polícia Civil em 2013, várias pessoas tinha tatuagem. Tinha uma menina que tinha tatuagem no pescoço e passou tranquilamente. Acredito que não tenha problema. Segue no instagram a página da polícia civil, e você vai ver que muitos policiais tem tatuagem. Abraços e bons estudos! =)

  • Olá gostaria de saber se o uso de óculos de grau pode ser um ponto negativo no exame medico, pretendo fazer a prova de papiloscopista.

  • Olá gostaria de prestar o concurso para agente policial mais não tenho habilitação Categoria C.D e E pois tenho AB para não perder o concurso vou fazer para papiloscopista será que depois que estiver atuando na função consigo fazer um curso o outra prova para passar para agente policial ??

7PS para Passar em Concursos Públicos

Livro Digital contendo os 7PS da Aprovação. Baixe Agora Grátis =)

BAIXAR O EBOOK GRÁTIS  ou acesse o curso completo >>

Siga Vídeo Concursos