O que é Edital de Concurso Público

O que é Edital de Concurso Público? Se você é iniciante em Concursos Públicos e ainda é inexperiente, provavelmente vai se deparar com algumas dúvidas comuns, porém, simples de resolver.

Eu recebo muitas dúvidas bem simples no canal e no site, sobre as informações de determinados concursos públicos. Porém, essas dúvidas poderiam facilmente serem resolvidas pelo próprio candidato, se ele fizessem uma simples leitura do edital.

Isso mesmo, é só ler o edital, que você vai saber tudo sobre o Concurso Público.Vamos explicar um pouco melhor! Para entendermos o que é o Edital de um Concurso público, primeiro precisamos entender a Definição da Palavra Edital.

Conheça os 7 Passos para Passar em Concursos Públicos – Clique Aqui.

Edital

De acordo com o dicionário, Edital significa: Divulgação oficial que, é disponibilizada em local público (jornal ou internet), contendo um anúncio de um concurso, exame de seleção, licitação ou concorrência, para que pessoas interessadas tenham conhecimento: edital de vagas; edital de concurso.

Edital é um ato escrito em que são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial.

Normalmente, os editais são afixados em lugares públicos ou anunciados através da imprensa oficial, geralmente em jornais de grande circulação, para conhecimento geral ou de alguns interessados.

Ok! Perfeito! mas O que é Edital de Concurso Público? O que ele significa?

O que é Edital de Concurso

O que é Edital de Concurso? Resumindo de Forma bem Clara, o Edital é uma Publicação Oficial que Contém as Regras do Concurso! É um arquivo, geralmente em PDF, que disponibiliza todas as informações referentes ao concurso.

O que significa Edital de Concurso Público: Documento que Contém Todas as Regras do Concurso Público

Na maioria das vezes, esse arquivo é publicado no Site de uma banca organizadora, onde junto com  o edital disponibilizam o link para a inscrição no concurso.

Em um edital de Concurso Público nós podemos encontrar:

  • Número de Vagas do Concurso
  • Qual o Salário
  • Quais sãos os prazos de inscrição
  • Quando será a prova
  • Sobre os Recursos
  • Isenção de Taxa
  • O que vai cair na Prova
  • Quem pode fazer a prova
  • E muitas outras informações

O Edital mostra Quem pode fazer a prova do Concurso

É muito comum o candidato ficar na dúvida se ele se encaixa ou não no concurso. Se ele pode ou não fazer a prova, se ele pode ou não assumir o cargo.

Isso é muito simples de ser resolvido. Basta acessar o Edital do Concurso que você deseja fazer, e ler o tópico: REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO.

O edital mostra se Menor de 18 anos pode fazer a prova

Geralmente, nessa mesma parte sobre requisitos, você observa se precisa ter 18 anos, na data da Posse ou na Data da Prova. São coisas diferentes.

Posse é quando você vai começar a trabalhar. Geralmente demora um pouquinho. A prova já é mais próxima. É a primeira etapa para você conseguir sua vaga no concurso.

Fiz um vídeo falando sobre isso no canal. Clique aqui para Assistir o Vídeo: “Menor de 18 anos Pode fazer Concurso?”

O Edital mostra quantas questões você precisa acertar

No edital você encontra sobre as regras das notas das provas. Isso mesmo! Geralmente tem um tópico denominado: PROVAS ou NOTAS DA PROVA OBJETIVA. Nesse tópico, é informado quantas questões o candidato precisa acertar para passar.

Se precisa acertar 50%, ou 60%. Quantas questões de cada matéria precisa acertar. Qual é o peso de cada matéria, e quantos pontos vale cada questão.

Quanto sai o resultado do concurso, o Edital também mostra?

Geralmente o edital fala sobre algumas datas específicas, como: Data de Inscrição, Data da Prova, Data de Publicação do Gabarito e Data de Divulgação do Caderno de Provas.

Mas sobre os resultados, apenas alguns editais divulgam essas informações com antecedência.

Sobre a Leitura do Edital

Talvez, tenha dúvida sobre onde encontrar o edital. Conforme mencionado, cada concurso tem uma banca organizadora. Essa banca, cuida das etapas do concurso (Publicação do Edital, Inscrições, Recursos, Divulgação das Notas e as vezes da Convocação).

No site das bancas é possível encontrar o edital do concurso.

Alguns exemplos de bancas são: Vunesp, Cespe UNB, Fundação Carlos Chagas, FGV e etc.

Preciso Acessar os sites das Bancas para Achar o Editais?

Nem sempre. As vezes sites de Notícias publicam as informações do Edital de forma resumida, ou divulgam o link para você acessar de forma direta.

Existem muitas bancas de concursos Públicos. Seria muito cansativo acessar uma por uma para verificar sobre novos concursos. Então use o jeito mais fácil.

Basta acessar o Site Vídeo Concursos, por exemplo, todos os dias, e verificar as novidades de Concurso

Preciso Ler o Edital para Passar na Prova?

Para passar na prova não! Mas para saber sobre a prova SIM!

Para passar na prova, você precisa estudar. E para estudar da maneira correta, você precisa saber sobre as matérias que vão cair na prova. E essas informações se encontram no edital.

Você precisa ler o Edital do Concurso que você vai fazer

Sobre essa questão da Leitura do Edital, veja nossa matéria sobre: “Analisar o Edital é 50% da Prova”.

Você não precisa ficar lendo todos os editais que aparecem, apenas o edital do concurso que você vai fazer.

Iniciantes em Concursos Públicos como passsar

Se você é iniciante em concurso público, preparei uma aula importantíssima para você, falando sobre dicas fundamentais para passar de primeira.

Assista a Vídeo Aula. Clique Aqui.

Essa matéria “O que é Edital de Concurso” é apenas um tópico do nosso site e canal. Você pode encontrar muitas outras informações. Acesse ou deixe seu comentário

Qualquer outra dúvida estou a disposição pelo site, canal ou pelas redes sociais.

Forte abraço e bons estudos! =)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7PS para Passar em Concursos Públicos

Livro Digital contendo os 7PS da Aprovação. Baixe Agora Grátis =)

BAIXAR O EBOOK GRÁTIS  ou acesse o curso completo >>

Siga Vídeo Concursos