Tecnólogo pode prestar concurso público de nível superior?

Hoje há uma extensa opção de cursos com graduação técnica e superior. Por isso, geralmente se confunde muito os cursos Técnicos e Tecnológicos. Assim surge o seguinte questionamento: Tecnólogo pode prestar concurso público de nível superior?

Para entender o tema abordado é fundamental compreender as diferenças entre os cursos.

No Brasil, o Ministério da Educação disponibiliza em seu portal na internet a seguinte descrição sobre a diferença entre eles:

“Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior”. 

Curso Técnico

O curso técnico pode ser feito paralelo ao Ensino Médio ou após sua conclusão. Ao término do curso técnico o indivíduo possuirá uma formação técnica, não superior.

Curso Superior Tecnológico

Já os cursos tecnológicos e bacharéis são graduações de nível superior plena, como quaisquer outros cursos de licenciatura.

A diferença entre eles está principalmente na carga horária, enquanto os cursos de graduação tradicionais tem duração de 4 a 5 anos, o curso superior tecnológico tem duração de 2 a 3 anos com especialização em uma área focada.

Assim para quem se perguntou, tecnólogo pode prestar concurso público de nível superior? A resposta é Sim!

O curso de tecnólogo só não será aceito quando o edital expressar a exigência de nível superior com bacharelado ou licenciatura.

Portanto se você tem diploma de tecnólogo fique atento aos concursos públicos de nível superior, você pode e deve concorrer aos cargos!

Bons Estudos! 😉

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7PS para Passar em Concursos Públicos

Livro Digital contendo os 7PS da Aprovação. Baixe Agora Grátis =)

BAIXAR O EBOOK GRÁTIS  ou acesse o curso completo >>

Siga Vídeo Concursos