Como saber se vou ser convocado para o Concurso Público?

Passei no Concurso Público, como saber se vou ser convocado para o Concurso Público?

A estabilidade de um emprego como o concurso público tem sido por anos o sonho de muitos profissionais. Mas, até a data da posse há muitos caminhos a serem percorridos

Tudo começa com a inscrição, geralmente a banca escolhida para aplicar a prova lança um edital detalhado incluindo um link para o cadastro. Um boleto é gerado, ao ser pago você está oficialmente inscrito no concurso.

No edital contém a previsão para a data da prova, geralmente uma média de 3 meses de antecedência.

Alguns outros detalhes como o local onde será aplicado o exame podem ser inseridos posteriormente, por isso é importante ficar de olho.

No dia da prova é aplicado um questionário, podendo incluir ou não redação conforme especificado no edital.

Alguns concursos exigem outra etapa além do certame de questões, essas podem incluir testes de aptidão física e psicológica. Lembrando que para dar prosseguimento a cada etapa seguinte é necessário ter aprovação na anterior.

Pode haver nota mínima, número mínimo de acerto total ou de cada matéria. Depois de todos este critérios é preciso levar em conta o número de vagas mencionadas no edital.

Prazo

O prazo para nomeação e posse normalmente não aparece no edital, salvo raras exceções. Em geral, a administração é quem escolhe o momento de convocar os aprovados, sendo pelo edital ou, posteriormente, pela instituição ou órgão público.

Tudo deve ser feito dentro do prazo de validade do concurso, que pode ser de até dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. Esse prazo conta a partir da homologação do resultado e é mencionado no edital.

Informações sobre o andamento da seleção podem ser obtidas com o setor de recursos humanos e são divulgadas no diário oficial correspondente da União, do estado ou do município em questão. O site das instituições costuma ter uma área específica para os concursos, que vai sendo atualizada com as convocações já efetuadas. Em alguns casos, o site da organizadora também informa sobre as convocações.

E você já passou? 🙂

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *